Home Up

PRESS RELEASE NR.01/UNITA/
C.P.C.P/2001

MEMORANDUM ON NON-COMPLIANCE BY THE MPLA 1975-1998

CARTA ABERTA AOS POVOS DE EXPRESSÃO PORTUGUESA

AS SANÇÕES CONTRA A UNITA SÃO UM CRIME E DEVEM FINDAR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL... 

(TEXTO 161 DESTA 3ª GUERRA CIVIL QUE O ENG. JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS IMPÔS)
QUEM COMEÇOU A 3ª GUERRA CIVIL EM ANGOLA FOI O REGIME DE LUANDA, AFIRMAM OS 5 PERITOS DAS NAÇÕES UNIDAS!

"Deus escreve direito por linhas tortas"  (minha avó) 

É verdade, a minha avó, senhora portuguesa, de fibra, do norte deste País, repetiu-me, não poucas vezes, a frase acima... Ao que me dizia, era uma frase do Velho Testamento, ( não confirmei...). 

Sendo-o será, muito provavelmente, também do Corão e da Tora. 

Hoje soube que Israel está na linha dos países sancionáveis pelas Nações Unidas por, imaginem o mimo, existirem israelitas sob os quais incidem suspeitas "de tráfico de armas para a UNITA", segundo o jornal israelita Haaretz citado pelo DN! 

Sabendo-se em todo o Mundo as relações, definitivas, com o regime de Luanda, de Israel e dos israelitas, no comércio de armas, ao nível da venda da tecnologia mais avançada no plano militar, desde 1992, a formação militar, ao nível das técnicas militares mais avançadas, também desde 1992, só resta uma alternativa para o surgimento desta "acusação". 

Ou as Nações Unidas já endoidaram de todo, pois é afirmado no DN que "A ONU inquiriu o governo de Israel sobre as actividades...", pelo que a ONU poderá ter definitivamente endoidado, ou nas Nações Unidas se pensa, ou existe quem pense, que cada vez que um país vira persona non grata, tem de estar na lista dos sancionáveis por relações com a UNITA. 

Não sei mesmo quem é o conselheiro de marketing político destes personagens que nas Nações Unidas vivem de um imaginário de tão baixo perfil... Mas mais valia despedi-lo. 

Existem "verdades" que ninguém, sério ou não sério, consegue vender. Esta última é uma delas. Israel, goste-se ou não deste país, é um país com estratégia. Os seus leaderes aliás, ganham e perdem eleições em face de estratégias seriamente debatidas e em face de uma situação envolvente de conflito armado desde que o país nasceu. 

Israel não brinca pois em serviço, nem está em situação de lidar "a dois" e, por isso, em Israel, não existe uma política que permita que, em assuntos estratégicos, se possa "brincar a dois". Israel é um país inimigo da UNITA, ponto final. 

Por isso digo, no início deste texto, que Deus escreve direito por linhas tortas...Israel merece ser sancionado. Mas merece-o por escolher o aliado errado - José Eduardo dos Santos e o seu regime e por armar a guerra que nós Angolanos sofremos, desde 1992. 

Que sirvam de alguma coisa estas ilegais e imorais sanções que têm de parar se queremos Paz para Angola. 

Sancionar um dos países amigos do regime de Luanda! O que é obra! Mas não se invente o iniventável! 

Lev Leviev, na sua vertente israelita, que não a russa, não deve ter achado piada nenhuma a esta "iniciativa" que, aposto quanto quiserem, fala um inglês dos lados do frio canadiano... 

De novo as quotas do mercado diamantífero em jogo, enfim. Triste sina esta a dos Angolanos que vivem o sofrimento da luta pela quota de mercado diamantífera, mas não vivem os resultados de um Recurso Natural que é seu, por consequência de umas ilegais e imorais sanções. 

Mas, recordo, para terminar, triste sina tem sido também, a dos que se intrometem nos negócios israelitas... 

Joffre Justino

 

Última actualização/Last update 07-05-2001