Home Up

PRESS RELEASE NR.01/UNITA/
C.P.C.P/2001

MEMORANDUM ON NON-COMPLIANCE BY THE MPLA 1975-1998

CARTA ABERTA AOS POVOS DE EXPRESSÃO PORTUGUESA

Excia, Senhores e Senhoras! 

Os Filhos e Quadros do Povo de Cabinda,no interior e no exterior do do Enclave,tem a honra de vos apresentar o Site por estes construído com unanimidade,de Miconje ao Iema e de Massabi ao Zenze do Lucula,assim como os da diáspora, com uma convicção patriota e sem quaisquer preconceitos. 

Nesta fase inicial,e ainda em construção de alguns LINKS, o nosso SITE esta provisoriamente alocado neste SERVIDOR,e com actualizações constantes das mensagens da Luta do povo de Cabinda para a Independência.

 http://www.geocities.com/cabindalivre 

Atenção: Não se trata de uma "ala" diferente, das duas armadas existentes, mas sim,são Filhos e Quadros destes, com toda convicção política do território. 

Com toda atenção e consideração 

FQC(Filhos e quadros do Povo de Cabinda)

 

Manifesto,

"Informação sobre Cabinda"    

Cabinda, 2001-05-11    

Somos militantes da Causa Cabindesa desde a primeira hora. Somos admidarores e simpatizantes dos guerrilheiros da FLEC-FAC e da FLEC-Renovada e de todos quantos participam nesta luta. 

Somos continuadores de todos quantos tombaram na defesa da sua Terra. Por canais próprios temos felizemente uma ligação estreita com os "maquisards" da FLEC-FAC e da FLEC-R. 

Pertencemos ao círculo de combatentes anónimos que tudo fazem para levar esta luta avante muitas vezes com a incompreensão de alguns ditos políticos. 

Queremos construir no futuro uma plataforma onde os quadros de Cabinda possam contribuir para o avanço desta luta.    

Para melhor poderem fazer o seu habitual trabalho de ameaçar, torturar e matar o governo do ZéDu deu ordens ao governo provincial de Cabinda para "convidar os jornalistas estrangeiros a sairem de Cabinda". 

Foi assim que os jornalistas estrangeiros que se encontravam em Cabinda foram obrigados a sair de lá no passado mês de Março.   Hoje Cabinda é um território onde nenhum jornalista estrangeiro está autorizado a entrar para não poderem contar ao mundo o drama que este Povo vive. 

Qualquer jornalista, sobretudo branco português ( corre o risco de perder a vida num "acidente". 

Se a um jornalista credenciado os agentes do MPLA não escondem a sua vontade de limpar, imaginem o que não acontece todos os dias aos pobres cabindeses lá para os interires da aldeias onde ninguém lhes pode valer.   

Cabinda é um povo entregue à sua sorte resistindo à invasão estrangeira para poder sobreviver lutando em desigualdade de armas na mão. É assim há mais de 25 anos. Vinte cinco anos de silêncio, de morte, choro, de miséria e de pobreza.   

Aqueles que se gabam de ter lutado contra o exército português depressa passaram a fazer o papel de colono e imperialista. E com que eficácia !!. Estes senhores que já cantaram o hino do Homem Novo agora se vê que Homem Novo pretendiam eles criar: corrupto, sanguinário, violento, arrogante e tudo que do pior pode haver num ser humano. 

Esses senhores conseguem se-lo.   Com este serviço de informação pretende-se romper o cerco a que o povo de Cabinda se encontra submetido e levar ao mundo toda a informação fidedigana de tudo o que se passa em Cabinda. 

A todos quantos estejam interssados peço o especial favor de divulgarem estas notícias. São notícias a que tenho acesso em primeira mão com ajuda de uma vasta rede de colaboradores que correm tamnhos riscos para não deixarem morrer um povo. Aos meus compatriotas de Cabinda lanço um apelo para que não deixei morrer este povo, o vosso povo. 

Não vos deixei ficar na expectativa. É preciso participar activamente neste luta. Há várias formas de participar nela quer divulgando estas notícias quer mandando endereços de mais compatriotas nossos.   Este projecto que conta também com o apoio de vários compatriotas espalhados pelo mundo tem como passo seguinte criar um "Real Site" de informação online. 

Um "Real Site" que contará com a colaboração de todos quantos amam aquela terra. 

Quer tenham lá nascido ou não.   Uma vez mais peço a todos Cabindeses no interior, a todos os estudantes de Cabinda em Portugal, USA, Brasil, França, Alemanha, Inglaterra, Suiça, etc, que façam a divulgação das notícias que partirem do "João Mabiala" porque queremos que apesar de longe saibam por via oficial de tudo o que se passa em Cabinda.   

Um abraço revolucionário.

Última actualização/Last update 25-05-2001