AS SANÇÕES CONTRA A UNITA SÃO UM CRIME E DEVEM FINDAR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL...
(QUEM COMEÇOU A 3ª GUERRA CIVIL EM ANGOLA FOI O REGIME DE LUANDA, AFIRMAM OS 5 PERITOS DAS NAÇÕES UNIDAS! )

Entrevista dada pelo Presidente Dr. Jonas Savimbi à Voz da América

 

Home Up

PRESS RELEASE NR.01/UNITA/
C.P.C.P/2001

MEMORANDUM ON NON-COMPLIANCE BY THE MPLA 1975-1998

CARTA ABERTA AOS POVOS DE EXPRESSÃO PORTUGUESA

Opinião pessoal de um Cibernauta

 

Caros senhores, 

Acabo de abrir a vossa pagina e, congratulo-me com a iniciativa. como bom cidadão angolano, todas as iniciativas de paz são bem vindas. 

Outra posição não seria de louvar dado que eu desde a nascença que sinto os horrores desta maldita guerra. o que falta aos angolanos é a identificação das causas desta guerra. da guerra entre os angolanos. esta guerra que atrasou a derrocada do colonialismo. unidos seriamos mais fortes e combateriamos melhor o colonialismo. unidade não significaria a existencia de um unico partido mas, a união de pensamento no mesmo objectivo. dispersão significa fragilidade. a luta entre angolanos, vergonhosa, é o factor de desestabilização do processo evolutivo do nosso povo. que se danem os politicos que procuram o poder. se o fizessem sem massacrar, humilhar toda uma nação. 

O povo não precisa de ser utilizado para alcançar o poder. eles necessitam sim de encontrar os seus representantes para a gestão dos seus interesses e arbitragem das suas relações. o que leva os angolanos a degladearem-se? os negócios? desde quando? o petroleo, antes os diamantes, e principalmente o café são riquezas que nunca foram aceites pelos angolanos porque o que usufruiam com estas riquezas, não os fazia prosperar mas, levava-os à penúria e miséria, contrato, maus tratos. mesmo nesta altura, os angolanos já se degladeavam. o final dos anos cinquenta e início dos anos sessenta, foram o culminar do descalabro dos angolanos. 

O nascimento dos movimentos de libertação, as alianças imperialistas, a luta de intereses puramente alheios aos dos angolanos, levou a tomada de posições que prejuducaram a identidade dos angolanos. a luta pela identidade do angolano vem de há muitos anos. até hoje estes angolanos ainda não sabem sobre que nação lutar. os nacionalistas divergiram-se na identificação de uma cultura de nação que aceitasse a diversidade etno-linguistica de todas as regiões de angola. são os proprios angolanos que permitiram que estrangeiros entrassem na sua casa e os dividissem, criando clivagens entre eles. puros fantoches. todos pensavam que queriam ser ajudados. esqueceram-se primeiro de efectivamente identificarem as suas insuficiencias, principalmente as ligadas à cultura e personalidade. deixaaram-se manipular. ficaram como o rato que entra na ratoeira e, como só tem um sentido, o regresso é dificil. enterraram-se até não poderem mais. hipotecaram a nação e agora, quem paga somos nós. a pagina que acabam de abrir, seria para mim uma esperança para angola se não estivesse municiada com materia que exclui um e vangloria outros. este é um dos grandes problemas desta nação. mutuamente os intervenientes acusam-se e, não deixam espaço para o diálogo efectivo, despartidarizado, onde a questão principal e filosófica seria o bem estar do povo. neste caso poderiamos assistir um gesto mais reconciliador por parte de cidadãos honestos e que primassem pela paz efectiva. dispamoºnos todos deste trauma da guerra e coloquemos todo o nosso saber na concretização da paz. 

É biblico - não faças aos outros aquilo que não queres que te façam a ti - e amai-vos uns aos outros. quanto ao muata da paz, bem queriamos que aparecesse no nosso país um Gandhi, cujos principios de paz e concordia levaram a mudanças significativas no mundo. a paz tem custos. quanto página, queria que trocassem o mapa de angola, com outro que identificasse bem o país, as suas principais cidades, rios, divisão administrativa. que servisse como material de identificação. 

É somente uma sugestão de melhoria de estetica da pagina. quanto aos links, sugeria que colocassem todos os links disponiveis incluindo o do mpla para poder ser também material de estudo para o problema angolano. só começamos. espero poder continuar. o assunto é toca com o meu ego. sou um orfão de pais vivos. 

TONY SOFRIMENTO 

A.S.P. Lda - ANGOLA SPORT PROMOÇÃO Lda

Última actualização/Last update 12-11-2000